Possui alguma dúvida?
Entre em ContatoEm empresas de grande porte que possuem elevado número de pessoas, como em clínicas, hospitais, escolas, mercados e outros, a proliferação de partículas poluentes e a transmissão de doenças respiratórias se torna muito mais fácil.
Visando evitar riscos à saúde que esses ambientes podem gerar, se faz necessário que todos os locais se adequem ao PMOC.
A sigla PMOC correspondente ao “Plano de Manutenção, Operação e Controle”. Se refere a uma exigência correspondente à Portaria MS nº3.523/98, do Ministério da Saúde, estabelecida em agosto de 1998 e que passou por atualizações em janeiro de 2018.
A finalidade do Plano de Manutenção, Operação e Controle é realizar a prevenção ou minimizar os riscos à saúde dos ocupantes dos ambientes atendidos por sistemas de climatização. A LEI 13.589 estabelece que o PMOC é obrigatório a todos os edifícios de uso coletivo e público.
Se trata basicamente de um conjunto de procedimentos que envolvem a verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção de integridade dos diversos componentes dos sistemas de climatização, além de determinar quando será necessário realizar as substituições de quaisquer componentes ou equipamentos.
A elaboração do plano contribui para a elevação da qualidade do ar interior de um ambiente, garantindo que o equipamento de climatização esteja sempre livre de fungos, bactérias e demais poluentes que prejudiquem a qualidade do ar e a saúde dos ocupantes. Além disso, ter um plano de PMOC eficiente ainda colabora na diminuição do consumo de energia elétrica.
Entre seus benefícios, 3 se destacam, sendo eles:
1) Ter uma maior eficiência dos equipamentos.
Com a manutenção e limpeza em dia, os equipamentos não vão ficar sobrecarregados. Com isso, seu
rendimento e eficiência permanecerão adequados a sua capacidade e os negócios podem operar de maneira
produtiva e seguindo o cumprimento a legislação.
2) Possibilita a redução de gastos.
Quando os equipamentos são avaliados periodicamente, a chance de estragarem será pequena. Então, o
cliente não precisará custear manutenções corretivas e arcar com aumento da fatura de energia
elétrica. Logo, ocorre a redução do consumo de energia e gastos não programados são evitados.
3) Garante um aumento na vida útil dos aparelhos.
Com rendimento e eficiência adequadas e chances baixas de manutenção corretiva, os equipamentos terão
mais utilidade por mais tempo. Com as revisões constantes, os aparelhos estarão mais bem cuidados e
podem operar com maior desempenho, sem comprometer sua capacidade.
São equipamentos que possuem grande espaço físico para conservação de produtos. Quando comparados a refrigeradores e freezers convencionais, armazenam grandes quantidades de produtos, dispondo de controle de temperatura digital com grande precisão, indispensável principalmente na indústria.
Saiba MaisEm alguns processos industriais, existe a necessidade da utilização de sistemas de resfriamento, que pode ser realizado com alguns equipamentos específicos para este fim. Um tipo de equipamento muito comum de resfriamento utilizado por empresas é o chiller industrial.
Saiba MaisVocê pode determinar o tempo de rapidez do congelamento. Essa é uma informação importante a ser considerada pela nossa Engenharia, para a seleção do equipamento mais adequado às suas necessidades.
Saiba MaisO ar-condicionado não só climatiza o ambiente, como também filtra o ar, retendo impurezas e germes em seu filtro. Daí vem a importância de sua manutenção. Não higienizar o aparelho regularmente implica tanto em problemas técnicos quanto em um risco à saúde de quem o utiliza.
Saiba MaisA qualidade da água consumida em bebedouros não é resultado apenas de uma boa rede de tratamento. É preciso também adotar uma série de cuidados para manter o equipamento sempre higienizado e funcionando em perfeitas condições.
Saiba MaisA sigla HVAC é derivada do termo Heating, Ventilation and Air Conditioning. Trata-se de um processo composto por esses três mecanismos de climatização que, quando combinados, compõem uma tecnologia que proporciona conforto ambiental por meio da climatização do ar de residências, apartamentos, escritórios e indústrias.
Saiba Mais